Provas do Concurso Epcar

O edital do concurso EPCAR 2019 já saiu! As inscrições foram encerradas no dia 23 de abril. 

As provas estão previstas para o dia 07 julho, pela manhã.

Saiba todos os detalhes neste post!

 

 

Para a análise completa, acesse o artigo que preparamos sobre o concurso EPCAR 2019, clicando no link:

 

Como passar mais rápido no Concurso EPCAR

 

Vá direto para o assunto de seu interesse:

 

 

Conheça os detalhes das provas escritas e das demais etapas do Exame de Admissão do concurso EPCAR 2019.

 

Provas escritas

 

Prova objetiva

 

A primeira etapa do concurso EPCAR é constituída de prova escrita, com 48 questões de múltipla escolha (cinco quatro e apenas uma correta) divididas em 16 questões para cada uma das disciplinas abaixo:

Língua Portuguesa (10 pontos)

Língua Inglesa (10 pontos)

Matemática (10 pontos)

 

Prova de redação

 

Haverá também prova de redação, com tema relacionado à disciplina de Atualidades. A redação deverá conter, no mínimo, 100 palavras. Nela, os candidatos serão avaliados em termos de expressão em Língua Portuguesa, conteúdo e estrutura textual.

A redação tem pontuação mínima de 5 pontos e máxima de 10 pontos. Serão corrigidos os textos dos classificados até a 960ª posição e 120ª posição, para candidatos do sexo masculino e feminino, respectivamente.

 

Gabaritos anteriores EPCARProvas anteriores EPCAR

 

As provas escritas (objetivas e redação) terão duração máxima de 5h20 e serão aplicadas nas seguintes cidades, onde estão localizadas as Organizações Militares de Apoio:

 

  • Barbacena, em Minas Gerais
  • Belo Horizonte, em Minas Gerais
  • Belém, no Pará
  • Boa Vista, em Roraima
  • Brasília, no Distrito Federal
  • Campo Grande, no Mato Grosso do Sul
  • Curitiba, no Paraná
  • Manaus, no amazonas
  • Natal, no Rio Grande do Norte
  • Pirassununga, em São Paulo
  • Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
  • Porto Velho, em Rondônia
  • Recife, em Pernambuco
  • Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro
  • São Paulo, em São Paulo

 

Inspeção de Saúde

 

Depois de aprovados na primeira fase, os candidatos serão convocados para a próxima etapa, que é constituída de Inspeção de Saúde (INSPSAU)

A INSPSAU avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas.  

 

Exame de Aptidão Psicológica (EAP)

 

Os candidatos passam, ainda, pelo Exame de Aptidão Psicológica (EAP), que avaliará condições comportamentais e características de interesse por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para o desempenho das atividades previstas no curso.  

Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse, conforme o padrão seletivo estabelecido para a função que irão exercer. Os requisitos psicológicos considerados imprescindíveis ao perfil ideal para o desempenho do cargo são:

a) Personalidade: adequação a normas e padrões; equilíbrio emocional; cooperação/relacionamento interpessoal; planejamento e organização; responsabilidade; resistência à frustração.

b) Aptidão: raciocínio lógico.

c) Interesse: demonstração ou expressão de gosto.

 

 

Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)

 

 

TAF EPCARO TACF avaliará o vigor físico do candidato por meio de exercícios de flexão e corrida, com índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para as atividades previstas no curso.

Confira quais os índices mínimos para cada exercícios de acordo com o gênero:

 

 

Para homens

 

Flexão de Extensão dos Músculos Superiores com apoio de frente sobre o solo: 21 repetições

Flexão do tronco sobre as coxas: 38 repetições

Corrida 12 minutos: 2050 metros

 

Para mulheres

Flexão de Extensão dos Músculos Superiores com apoio de frente sobre o solo: 13 repetições

Flexão do tronco sobre as coxas: 30 repetições

Corrida 12 minutos: 1650 metros

 

 

Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC)

 

 

Essa etapa do concurso EPCAR costuma causar confusão em muitas pessoas. Por isso, é preciso esclarecer que se trata de uma fase específica para os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos.

Conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas devem ser convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para verificação da veracidade de sua declaração.

A verificação é realizada pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da EPCAR, que considera para a identificação por terceiros da condição autodeclarada. Ou seja, é utilizado exclusivamente o critério fenotípico (pele mais escura) para aferição da condição declarada pelo candidato no momento da inscrição.

 

Validação documental

 

Os candidatos aprovados em todas essas etapas serão então convocados para a validação documental. E, se aprovados também nesta etapa, estarão aptos a fazer a matrícula no Curso de Formação, de acordo com o número de vagas disponíveis no edital.

A validação documental é realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues quatro cópias simples de cada um deles. A documentação somente será apresentada pelo candidato aprovado em todas as etapas anteriores e convocado para a Concentração Final.

 

Quais as médias mínimas dos anos anteriores?

 

As médias mínimas nos anos anteriores do concurso EPCAR foram as seguintes:

 

2018

1º colocado: 9,3813

180º colocado: 7,2875

2017

1º colocado: 9,0250

180º colocado:7,3688

2016

1º colocado: 9,2125

180º colocado: 7,3188

 

Máquina de AprovaçãoAnalisando as médias, pode-se perceber que o candidato deve almejar pelo menos 75% de aproveitamento (ou média de 7,5).

Como todas as provas têm 16 questões, 75% de uma prova representam 12 questões.

Ou seja, acertando 12 ou 13 questões é praticamente certo que o candidato seja aprovado.

 

 

Qual o conteúdo programático?

 

Confira os tópicos solicitados em cada uma das disciplinas da prova objetiva escrita no concurso EPCAR 2019:

 

Língua Portuguesa

Estudo de texto. Intelecção de textos literários e não literários, verbais e não verbais. Reconhecimento de características de gêneros textuais. Gramática. Fonologia: Fonemas, encontros consonantais e vocálicos, dígrafos, divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia de acordo com a nova ortografia. Morfologia: Estrutura das palavras, formação de palavras, classes de palavras: classificação, flexão e emprego (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição). Sintaxe: Análise sintática da oração, análise sintática do período, pontuação, regência e concordância, estudo da crase e colocação pronominal. Semântica e Estilística. Variedades linguísticas. Sinonímia e antonímia, hiponímia e hiperonímia, polissemia, ambiguidade. Denotação e conotação, figuras de linguagem, funções da linguagem e vícios da linguagem. Versificação.

Língua Inglesa

Compreensão e Interpretação de Textos. Estruturas Gramaticais. Substantivos: gênero, número, contáveis e incontáveis. Pronomes: pessoal, oblíquo, possessivo, reflexivo, demonstrativo, relativo, indefinido e interrogativo. Adjetivos: graus comparativo e superlativo. Preposições. Conjunções. Advérbios: tempo, lugar, modo e frequência. Numerais. Artigos: definidos e indefinidos. Verbos: modos, tempos e formas. Caso possessivo. Question tag e respostas curtas. Oração condicional (presente/futuro).

Matemática

Números naturais e números inteiros: operações, propriedades, números primos e compostos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, múltiplos, divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Números racionais e irracionais: operações, propriedades, equivalência de frações, classes de equivalência, representação decimal dos números racionais, números decimais periódicos, operações com números decimais. Raiz quadrada. Raiz cúbica. Representação dos números na reta real. Cálculo com radicais e racionalização de denominadores. Polinômio em uma variável: operações; Noção intuitiva do conceito de “zeros” de um polinômio. Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Fatoração e frações algébricas. Resolução de equações de 1º e 2º graus. Resolução de sistemas de equações do 1º grau. Resolução de equações redutíveis à equação do 2º grau. Problemas envolvendo equações e sistemas de equações. Equações Irracionais. Equações Biquadradas. Conceito de função. Domínio, imagem, contradomínio e gráficos. Funções Polinomiais de 1º e 2º Graus – Gráficos. Variação do sinal das funções de 1º e 2º grau. Problemas envolvendo funções de 1º e 2º graus. Inequações de 1º grau. Geometria: conceitos fundamentais. Círculo e circunferência. Propriedades de arcos e ângulos, cordas e ângulos na circunferência e no círculo. Relações métricas na circunferência e no círculo. Segmentos proporcionais. Feixe de paralelas. Teorema de Tales. Congruência e semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo e em um triângulo qualquer. Projeção Ortogonal. Transformações geométricas elementares: translação, rotação e simetria. Razões trigonométricas no triângulo retângulo e em um triângulo qualquer. Áreas das principais figuras planas. Polígonos regulares. Medidas de comprimento, de área, de capacidade e de volume: transformações. Volume de Prismas. Noções de Matemática Financeira – Razões e proporções. Noções de Estatística – Gráficos de barras, de colunas, de setores e de linhas. Distribuição de frequências. População e variável. Variáveis discretas, variáveis contínuas, variáveis qualitativas, média, mediana e moda. Dispersão de dados. Desvio e desvio padrão. Noções de contagem e noções de probabilidade.

  

 

Qual a banca?

 

A banca organizadora do concurso EPCAR é a Divisão de Admissão de Seleção da própria escola, como é costume nas seleções das Forças Armadas.

De qualquer maneira, as provas da EPCAR costumam ter um grau de dificuldade alto, especialmente a de Língua Portuguesa, que traz muitos textos para interpretação.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Veja algumas opções realmente boas:

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

Curso Estratégia EPCAR 2019

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Curso Gran EPCAR 2019

 

Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Clique aqui para conhecer o Exponencial Concursos

 

 

Para acompanhar as novidades sobre as provas do concurso EPCAR 2019, acesse também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Conte com a gente!

 

Bons estudos!

Fonte Oficial: Próximos Concursos.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Boletim Concursos.

Comentários