Não existe exatamente uma previsão para a abertura de um novo edital para o Concurso Caixa Econômica Federal.

Porém, os últimos acontecimentos relacionados a ele podem sim forçar essa situação.

Quer saber mais sobre isso?

Então vamos lá!

Resumindo, o Ministério Público do Trabalho impetrou uma ação civil para a convocação dos aprovados no último concurso, realizado em 2014, por conta de uma carência de pessoal.

Uma das motivações foi a mudança no normativo interno do banco ocorrido em 2017, que teria aberto oportunidade para as contratações temporárias.

Em agosto de 2018, o Supremo Tribunal Federal divulgou um parecer que informava que a terceirização é considerada lícita e que teria sim a possibilidade de ser realizada para suprir essa defasagem.

Porém, a instituição conta com 29.689 remanescentes aguardando convocação.

Ela até chegou a convocar 2.501 técnicos bancários do certame de 2014, que teve mais de um milhão de inscritos e 33 mil aprovados.

Mas parece que isso não foi o suficiente para resolver o problema.

Inclusive, a contratação de pessoal está entre as maiores reivindicações dos servidores.

Para piorar, segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, de junho de 2015 a junho de 2016, a Caixa eliminou 2.235 postos de trabalho.

O Ministério Público do Trabalho de Tocantins até conseguiu a condenação do banco devido à contratação de mão de obra terceirizada para as demandas para as quais realizou concursos.

Ele foi condenado em primeira instância no TRT-10 e pelo TST foi solicitado a convocar os candidatos que passaram em 2014.

A instituição interpôs um recurso, mas o processo foi suspenso por conta do julgamento no Supremo Tribunal Federal.

A Procuradoria do Trabalho, no Distrito Federal, suspendeu a validade do último concurso e tem tentado garantir a contratação de 2 mil novos servidores de forma a cumprir o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015.

Enfim, por enquanto nada foi decidido, porém, essa situação pode sim acarretar em um novo concurso muito em breve.

 

Quer se preparar para ele?

 

No tópico a seguir daremos as dicas de como fazer isso.

 

Fonte Oficial: Próximos Concursos.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Boletim Concursos.

Comentários