Concurso Banrisul tem banca definida! Edital pode sair em breve!

Déficit de escriturário aumenta necessidade de novo concurso Banrisul!

A Fundação Carlos Chagas (FCC), será a responsável por onanizar o próximo concurso do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Concurso Banrisul). A súmula de contrato publicada hoje (6), no Diário Oficial do estado, além de confirmar o nome da banca, mostrou que a taxa de inscrição para o certame será de R$ 42.

Informações como a quantidades de vagas e os cargos que serão ofertados não foram divulgadas, mas tudo indica que as vagas sejam para o cargo de escriturário. A última seleção para o cargo foi em 2015 e atualmente existe um déficit de escriturários de 30% nas agências.

Concurso BanrisulConcurso Banrisul: súmula de contrato!

Concurso Banrisul: sindicato cobra novo certame com urgência 

O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Everton Gimenis, tem cobrado um novo concurso para escriturário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Concurso Banrisul). Segundo informações do sindicato, o déficit chega a 30% nas agências, reafirmando a necessidade de um novo concurso para a carreira. 

O prazo de validade do último concurso para o cargo venceu em março deste ano e, sem um certame válido, é necessário que um novo concurso seja realizado para suprir o déficit do banco. De acordo com o presidente do sindicato, “o Barinsul convocou apenas o mínimo”, fazendo referência ao último certame que convocou apenas 300 aprovados, preenchendo apenas as vagas imediatas, não convocando mais aprovados em cadastro reserva. 

Em 2017, o SindBancários também se manifestou em relação ao déficit do Banrisul, afirmando que embora o último concurso tenha sido prorrogado, era necessário que o déficit fosse sanado e o banco fizesse a reposição de pelo menos, o número de servidores que estavam se aposentando.

Para o presidente do SindBancários, um novo concurso é urgente, “Nós temos um quadro profissional atual, com um déficit de 20% a 30% de funcionários por agência. Todas as agências estão com o quadro defasado, o que gera precarização do atendimento e sobrecarga de trabalho para os que estão em exercício”. 

O Banrisul propôs no último dia 6 de novembro, um novo Plano de Desligamento por Aposentadoria Voluntária (PDVs), com isso, o déficit de funcionários nas agência pode aumentar. Porém, a instituição ainda não deu uma previsão de um novo concurso, mas o SindBancários continua cobrando uma nova seleção e afirmou que não irá avaliar ou analisar o que está sendo proposto pelo banco, pois prioriza a defesa dos empregos e a realização de novos concursos públicos. 

Últimos concursos Banrisul 

O último concurso para escriturário aconteceu em 2015 e foram ofertadas 300 vagas. O cargo exige nível médio e a remuneração na época era de R$ 1.796,45.

O concurso foi composto por prova objetiva de 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais que tinham as disciplinas de Matemática, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa e Domínio Produtivo de Informática. A prova também continha 40 questões de Conhecimentos Específicos que caíram Conhecimentos Bancários, Atendimento, Ética e Legislação de Equidade de Gêneros e Igualdade Racial e Técnica de Vendas.

Em 2017 o banco também realizou um concurso com oferta de 120 vagas para o Cargo de Técnico em Tecnologia da Informação, do Quadro TI II. A  FAURGS foi a responsável pela organização do certame. A remuneração chegava a 5.600,41 com os benefícios.

Detalhes concurso Banrisul:

Fonte Oficial: Gran Cursos Online.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Boletim Concursos.

Comentários