Cresce a expectativa de realização do concurso da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (Concurso DPE AL). Acontece que o órgão divulgou no Diário Oficial do Estado, o extrato de contrato em favor do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para organização e realização do III Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Defensor Público de 1ª classe do Estado de Alagoas.

Com a escolha, a expectativa é que o edital não demore de ser divulgado. Em breve, o documento oficial com o cronograma do certame e programa das provas deverão ser conhecidos.

A comissão que será responsável pela elaboração do III concurso público para o cargo de Defensor do Estado também já está formada. De acordo com o documento, a comissão será constituída pelo defensor Ricardo Antunes Melro (presidente), Marina Soares Braga (membro), Norma Suely Negrão Santos (membro) e Fabrício Leão Souto (membro). O regulamento já havia sido publicado em dezembro, mas foi retificada no último dia 21 de fevereiro.

O relumamento informa que a realização do concurso será iniciada com a formação da comissão, indicada pelo conselho superior da defensoria. A validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O concurso DPE AL 2017

Os inscritos no concurso serão avaliados por provas objetivas e subjetivas. Além disso, haverá avaliação de títulos e prova oral. A taxa de inscrição será informada no edital do concurso.

Para concorrer efetivamente a uma da vagas o candidato deverá ser brasileiro nato ou naturalizado e bacharel em Direito; estar em dia com as obrigações militares e no gozo dos direitos políticos; e não possuir condenações criminais, assim como em órgão de classe, ou antecedentes.

Etapas

Os candidatos aprovados e classificados nas provas objetivas e discursivas do concurso DPE/AL serão convocados para efetuarem a inscrição definitiva no certame, em datas, locais e horários que serão informados no edital. Nesta etapa, os candidatos vão entregar a documentação comprovatório dos requisitos do cargo de Defensor Público.

Após a etapa de inscrição definitiva, os candidatos passarão por uma prova oral. Se aprovados, ainda serão submetidos a avaliação de títulos, de caráter classificatório e que tem como objetivo verificar a experiência profissional e acadêmica dos interessados nas vagas

A nota final será apurada pela média aritmética das notas obtidas em todas as etapas e a classificação será feita em ordem decrescente. Se mais de uma pessoa obtiver a mesma pontuação final, o critério de desempate será a nota obtida no somatório das provas discursivas.

O cargo de Defensor da DPE AL

O Defensor terá missão de desempenhar as funções de orientação, de postulação e de defesa dos direitos e dos interesses dos necessitados, em todos os graus de jurisdição e de instâncias administrativas, nos termos da Lei Complementar n.º 80, de 1994.

O salário do Defensor é de R$ 14.790,89 (com base no último concurso – 2010). Para este concurso, os ganhos serão reajustados.

Notícias Concursos

Fonte Oficial: http://noticiasconcursos.com.br/concurso-dpe-al-2017/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Boletim Concursos.

Comentários